• Projects List
  • Studio
  • Contacts
Museu Hans Christian Anderson

O nosso desejo é que a arquitetura do museu Hans Christian Andersen possa envolver os visitantes e a comunidade local numa atmosfera de encantamentos mágicos assim como as histórias e contos de Andersen nos imergem em cenários e ambientes fabulosos.

A inspiração proveio de dois estímulos que foram despertando  no desenvolvimento do projecto: a imagem simbólica de um jardim de flores com as suas formas, cores e aromas particulares; e a adoração de Andersen pela arte de cortar papel - Andersen costumava contar as suas histórias acompanhado de um dos seus cortes de papel para entreter os ouvintes, no fim desenrolava-o admirando todos.

Propomos colocar peças da coleção e de elementos de futuras exposições no exterior do museu misturando interior e exterior de modo que os visitantes sejam compelidos a uma descoberta sem fim. Igualmente, propomos que sejam montadas painéis plissados amovíveis nas fachadas com imagens alternadas de dois contos de Anderson para que a visão de quem se passeia no jardim se desdobre por uma miríade de planos e sequências de vistas; essas imagens em tamanho real criarão a ilusão nos visitantes de se sentirem eles próprios personagens desses contos.

 

Cliente: Odense City Museums

Localidade: Odense, Dinamarca 

Área de Intervenção: 8900m2

Área de Construção: 4000 m2

Data: 2014