• Projects List
  • Studio
  • Contacts
Campus da Defesa do Ministério da Defesa Nacional

O local eleito, o Quartel dos Lanceiros Nº2 na Calçada da Ajuda é um equipamento militar de grande escala no contexto urbano com uma importante relevância histórica e cultural e que, neste caso, se oferece a oportunidade de o reabilitar e valorizar. 
No desenho urbano proposto continua a sobressair a praça da parada como espaço central, matriz da organização das relações espaciais e formais do conjunto, onde converge a memória do lugar e se inscreve um monumento, uma escultura, com carácter simbólico e metafísico.
Nela o chão extingue-se e ao invés surge uma lâmina de água circular. Essa depressão deforma o espaço abaixo, vazio que também integra a totalidade do projecto escultórico.
Os novos edifícios, numa combinação contínua de volumes elementares pautados por espaços abertos e fechados são envolvidos pela natureza de jardins que dão valor e sentido ao lugar como campus, o Campus do Ministério da Defesa.
Esses volumes seguem uma linha de contorno estreita moldada ao recinto e pautam-se pela ausência de peso pelas suas formas esbeltas e pelos volumes evanescentes e pele translúcida.
Para este fim concorrem as largas galerias exteriores dos pisos pensadas para serem livres de funções específicas, pelo contrário, a sua identidade decorre do seu uso pelos ocupantes do campus, consoante os seus estímulos, o tempo ou a estação do ano.
 

com: Phyd Arquitectura

 

Cliente: Ministério da Defesa Nacional

Localidade: Ajuda, Lisboa

Área de Construção: 30.000m2

Data: 2019