• Projects List
  • Studio
  • Contacts
Bairro da Boavista

A “Zona de Alvenaria” do Bairro da Boavista na periferia ocidental de Lisboa junto ao Parque de Monsanto foi construída nas décadas de 40 e 50 do século XX com carácter provisório. Hoje, pretende-se promover a sua regeneração e requalificação urbana.

A nossa solução assenta nas premissas de um desenho arquitectónico coeso, coerente e sóbrio, em que habitar é valorizado numa perspectiva humanista, a partir da vida da vizinhança e de ambientes diversos.

Neste pressuposto, a ideia de integrar o imaginário “verde” do parque de Monsanto na ambiência do novo bairro pareceu-nos evidente pois aproximaria os valores ecológicos, lúdicos e recreativos da natureza à humanização da arquitectura do bairro, equilibrando igualmente a elevada densidade de habitações previstas.

 

 

 

 

Em detalhe, o projecto integra vários elementos “verdes”: espécies vegetais verticais que povoam as fachadas e talhões cultiváveis nos terraços, nas varandas, e nos pátios térreos, cujas características “vivas”, diferentes formas, cores e texturas, transbordam para o exterior configurando um entorno de ambientes agradáveis e atraentes verdadeiramente incentivadores da apropriação visual, vivencial e convivial.

Quanto à morfologia das habitações, estas resultam de uma composição modular que decorre de uma solução racional estrutural e construtiva muito regrada atendendo também aos custos.

 

Cliente: Câmara Municipal de Lisboa
Localidade: Lisboa
Área de Intervenção: 7,1 Ha
Data: 2013